Reforma da Previdencia acaba com a regra dos 25 anos para Aposentadoria Especial



29/10/2019


Atualmente os profissionais da área da saúde que trabalham em ambientes insalubres, como hospitais, clínicas médicas e consultórios, com a presença de agentes biológicos nocivos à saúde como vírus, fungos e bactérias, ao completarem 25 anos de contribuição neste ambiente, não necessitando serem ininterruptos, já podem estar encaminhando o pedido de aposentadoria junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

“A aposentadoria especial para essa categoria possui algumas vantagens em relação às outras, não tem exigência de idade mínima, o valor da aposentadoria especial é calculado sobre 100% da média dos salários de contribuição pois não tem fator previdenciário que altera o valor do benefício. Preenchendo 25% de tempo de atividade, já é suficiente para a aposentadoria”, informa o advogado, especialista em Direito Previdenciário, Carlos Alberto Calgaro.

A Reforma da Previdência que já foi aprovada trará grandes e prejudiciais mudanças para a aposentadoria especial.

Calgaro explica que será fixada uma idade mínima de 60 anos para o profissional poder encaminhar sua aposentadoria especial, além de ter exercido mais de 25 anos na atividade. O valor não será mais o mesmo, por que no cálculo que não mais contam com 100% da média e sim, com 60% das contribuições desde 07/1994, acrescidos de 2% a cada ano que superar 15 anos se mulher e 20 anos se homem de contribuição em atividade insalubre

“Os profissionais da saúde que já possuem 25 anos de atividade em ambiente insalubre possuem o direito de encaminhar a aposentadoria especial, podendo ser computado também como especial o período trabalhado na residência médica, consultório próprio ou, ainda, quando exerceu a profissão sem recolhimento de INSS, uma vez que a Previdência Social aceita contribuições em atraso”, afirma o advogado.

Antes de requerer o benefício, é importante conhecer a melhor estratégia para ganhar a maior aposentadoria, pois uma orientação especializada saberá como encaminhar o benefício mais vantajoso.

 




Cenario Favorece Regime de lucro Real
Contribuinte na malha fina pode contestar valores pela internet
Gestao Agil Empresa de Sucesso
Receita detalha como vai monitorar maiores contribuintes
Confira cinco dicas para entrar 2021 com sua gestao administrativa regularizada


Mídia Marketing - 2012
Setor de Programação