Entenda quais as causas do INSS para a demora na concessao do beneficio



17/07/2019


Durante vários anos da vida de uma pessoa, ela trabalha e contribui para a Previdência Social pensando no dia em que poderá utilizar o benefício a que tem direito. Entretanto, a demora na aposentadoria acaba sendo uma preocupação e adiando os planos do contribuinte.

Quando o beneficiário verifica que cumpriu os requisitos necessários para a concessão da aposentadoria, ele dá entrada no seu requerimento do INSS e espera rapidamente começar a receber. Mas fatores relacionados à própria autarquia de previdência social deixam o processo moroso e causam revolta no beneficiário em potencial.

Ficou interessado em saber quais são os fatores que geram o atraso na concessão do benefício e que medidas podem ser tomadas para amenizar esse problema? Então, este post é para você. Continue a leitura e confira!

Quais as possíveis causas da demora na aposentadoria?

A grande demora e o aumento do tempo de espera na concessão da aposentadoria no INSS tem sido uma preocupação constante entre brasileiros. O número de pessoas que, teoricamente, atingiram os requisitos necessários para usufruir do benefício e têm que esperar muito até conseguirem receber aumentou consideravelmente.

Esse fator, evidentemente, gera muita revolta e críticas ao Sistema Previdenciário brasileiro e às autoridades. Porém, vamos analisar quais são as principais causas que desencadeiam esse tipo de atraso e, posteriormente, como você pode agir diante delas.

Carência de pessoal

 

Não é segredo para ninguém que o Instituto Nacional de Seguridade Social, INSS, é uma autarquia federal que depende muito dos seus servidores para um andamento regular e célere dos procedimentos de aposentadoria e outros benefícios.

No entanto, a falta de pessoal é uma preocupação constante e alvo de vários debates entre pessoas ligadas ao órgão. Essa carência de pessoal foi agravada pela crise, que provocou um contingenciamento de gastos no Brasil nos últimos anos.

A situação é tão séria que, em meados do mês de Abril de 2019, o Ministério Público Federal recomendou ao Ministério da Economia a autorização para abertura de concurso público para recompor o quadro de servidores da instituição. A má notícia é que os setores responsáveis pelas finanças da União já sinalizaram que, pelo menos para o próximo ano, os concurso público para o INSS têm poucas chances de acontecer.

Com isso, os prazos para a análise de benefícios têm aumentado ainda mais a demora na aposentadoria, fazendo com que a alternativa seja buscar outros meios de consegui-la, como por meio judicial.

Questões tecnológicas

Outra causa da demora na aposentadoria diz respeito a razões tecnológicas. A maioria das análises sobre a concessão de benefícios, como a aposentadoria, são feitas de forma manual pelos funcionários do INSS. Esse fato provoca uma demora maior, pois são milhares de casos que têm que ser analisados o que se alia à falta de pessoal.




Fator R do Simples Nacional O que voce precisa saber
Condicao diferenciada para parcelamento de debitos junto ao FGTS
Reforma da Previdencia acaba com a regra dos 25 anos para Aposentadoria Especial
O QUE PODE LEVAR UMA EMPRESA A FALENCIA
REGULARIZACAO DE DEBITOS IRRF Devedores devem regularizar debito ate 30/11


Mídia Marketing - 2012
Setor de Programação