Digital Solucoes Contabeis - esclarece: Quem nunca contribuiu se aposenta quando



17/07/2019


Em tese não se aposenta, o INSS não prevê nenhuma espécie de aposentadoria sem nenhuma contribuição previdenciária. Todas as modalidades garantidas possuem requisitos básicos, por exemplo, aposentadoria por idade em que é necessário ter 15 anos de contribuição, além disso, 65 anos de idade para os trabalhadores homens e 60 anos de idade para as trabalhadoras mulheres.

Uma opção aos segurados que não possuem tempo de contribuição suficiente é o BPC (Benefício de Prestação Continuada) ou LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social). Entretanto, este benefício é contemplado aos segurados que possuem deficiência física ou que possuam idade igual ou superior que 65 anos desde que comprove não ter nenhuma fonte de renda

A renda considerada como base para o benefício de BPC ou LOAS deve ser menor que ¼ do salário mínimo vigente (R$ 998,00). Sendo assim, uma família com até 4 membros devem viver com um salário mínimo para ter direito ao benefício. Além disso, é importante destacar que o BPC não garante pensão por morte e 13° salário.

Requisitos para receber o benefício BPC/LOAS:

  • 65 anos de idade sendo homem ou mulher;
  • Ter comprovante de renda familiar de ¼ do salário mínimo;
  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa;
  • Ter comprovante de residência no Brasil;
  • Não ter recebido outro benefício previdenciário, por exemplo, seguro-desemprego. Isto não inclui os benefícios da assistência médica e pensão especial de natureza indenizatória, que podem ser acumulados.

Além disso, outros documentos se fazem importante, como:

  • Identidade e CPF do titular com foto;
  • Termo de Tutela, quando necessário;
  • Documento que comprove regime de semiliberdade, liberdade assistida ou outra medida em meio aberto, quando necessário;
  • E no caso de representante, documento de identificação e procuração.

É importante ressaltar ainda que para requerer o benefício é necessário também o CadÚnico (Cadastro Único para Programas do Governo Federal) documento que pode ser emitido no CRAS de cada região.




Entra em vigor novas regras de Registro Publico de Empresas
Parcelamento do FGTS pode ser prorrogado
Imposto de Renda Saiba o que fazer se voce perdeu o prazo de entrega
Reducao e suspensao de contrato podem ser prorrogados por ate quatro meses
Declaracao do IR de anos anteriores tambem pode ser enviada a Receita


Mídia Marketing - 2012
Setor de Programação